sexta-feira, 5 de maio de 2017

O meu gosto pela comida...e uma nova versão de Granola

Quem me conhece (de verdade) sabe o quanto gosto de comer, é que gosto MESMO!
Aprecio de tudo um pouco, salvo algumas excepções que se prendem sobretudo a questões ideológicas e algumas manias...
Como a minha avó costumava dizer, sou "uma pessoa de boa boca".
Gosto de experimentar novos sabores, adoro arriscar e deixar-me surpreender com as combinações improváveis de certos alimentos.
Desde que descobri a aveia e as sementes, a minha vida mudou para melhor, deram-me um leque enorme de possibilidades, sobretudo na confecção do Pequeno-almoço.
A Granola foi uma delas, super fácil de fazer e com mil e uma versões possíveis, cada uma mais saborosa que a outra!
No passado fim de semana, fiz uma nova receita, desta vez um bocadinho mais gulosa mas tão boa!

Granola com chocolate e arroz tufado

Numa taça grande  juntei: 
4 chávenas de flocos de aveia
1 colher de chá de canela e uma pitada de gengibre em pó
1 chávena cheia de frutos secos picados grosseiramente (usei nozes, amêndoas, avelãs)
1/2 chávena de sementes (usei girassol, sesamo, abóbora e linhaça) 
1 chávena de coco ralado
Uma pitada de sal 

Num tachinho levei a lume brando :
1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/4 chávena de mel
1/4 chávena de óleo de coco (pode ser manteiga de amendoim, azeite ou manteiga normal)
Sem deixar ferver, apenas para derreter o óleo de coco.

Verti os ingredientes líquidos no preparado da aveia e misturei muito bem.
Levei ao forno médio, num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixei cozer até ficar com um tom dourado.
É importante ir vigiando e (de 5 em 5 minutos) ir mexendo a granola para a cozinhar de modo uniforme.
Depois de fria, adicionei um punhado de arroz tufado e pedaços de chocolate (seriam pepitas de chocolate negro mas à falta, foram mesmo uns pedaços de chocolate de leite!)

Ficou deliciosa!

Na foto acompanha com frutos vermelhos e o  meu iogurte natural preferido (publicidade à parte, mas o Biológico do Aldi é mesmo muito saboroso e tem uma textura semelhante ao iogurte grego).




Sem comentários: