sexta-feira, 2 de junho de 2017

E quando o teu filho chega da escola com uma "bolinha vermelha"?

Mais uma para a colecção destes últimos dias...
Um aluno exemplar, segundo a professora e que, de há uns tempos para cá, "descarrilou".
A primeira reacção: 
"- Então G.? Outra vez!!! Hoje não há TV! Já não te tinha dito para te portares bem na aula?"
Depois de arrefecer... Um remorso enorme pela minha explosão. Triste e um pouco envergonhada pela minha atitude, resta-me remediar a coisa e dar-lhe aquilo que ele mais precisa, atenção e ouvir o que tem para me dizer.
Sentada junto a  ele, tento sacar (quase a ferros) o que se tinha passado. O que teria levado à bendita bolinha vermelha?
As respostas foram vagas e entredentes:
"- O meu cérebro estava muito excitado e zangado e obrigou-me a levantar muitas vezes da cadeira mãe..."
Ok, muito bem, mas não chega, tenho de tentar ir mais fundo, pois com este meu filho mais novo as coisas ficam muito à superficie... Mas como?
Propus que fizesse um desenho sobre como se sentia, concordou de imediato e lá fez... 
O suposto cérebro aborrecido e zangado, estava farto de esperar que a professora viesse ao pé dele explicar-lhe as coisas. Estava cansado e saturado de fazer "coisas" de matemática...Ele até se portou bem de manhã, mas agora à tarde já estava farto!
 O mesmo cérebro que ele não consegue controlar e lhe manda "portar mal"... 
"- Eu até sou um bom menino mãe, mas o meu cérebro às vezes quer que eu faça disparates!".
Ai amor da minha vida, como eu te percebo, mas não nos podemos deixar levar, temos de aprender a controlar um bocadinho as emoções e a agir com calma, saber esperar é uma virtude, tão boa mas às vezes tão difícil de alcançar! 



Sem comentários: