sexta-feira, 1 de setembro de 2017

244 de 365 - "O peso certo"

Não me recordo de ter tido alguma vez o "peso ideal", a "aparência ideal", o "corpo ideal". Se vivo bem com isso? Não, ainda não...

A dada altura (na casa dos meus vinte e poucos anos) vivi um período de extrema ansiedade e stress, o que me causou uma perda considerável de peso, a mais acentuada de que tenho memória. 
A única vez em que dei por mim "magra" estava tão preocupada com a minha saúde (e ainda bem!)  que nem "gozei o momento".

Sempre tive o peso um pouco acima do considerado "ideal", não muito, mas com a entrada nos "entas" e com a segunda gravidez, a coisa descambou um bocado...
Não seria honesta se dissesse que a questão da aparência me passa ao lado, não, não passa, nem nunca passou! 
Tenho dias em que olho ao espelho e não gosto do que vejo, tenho dias em que custa despir a camisola na praia, mas também tenho dias em que nem sequer penso nisso (poucos, mas tenho!).
A questão que realmente me preocupa, que me frustra mesmo, é a minha incapacidade de me aceitar verdadeiramente, de viver em pleno com aquilo que sou.
Nos dias de hoje, torna-se cada vez mais difícil olhar-nos ao espelho e gostar do que vemos, há sempre algo errado, há sempre qualquer coisa a mais ou a menos.
Somos vítimas de propaganda pró beleza, somos constantemente bombardeados com ideais de perfeição, com tantos estereótipos que nos esquecemos do que realmente importa. 
Há que possuir uma enorme força para assumir que não fazemos parte da "regra".
Há que sentir uma enorme segurança no nosso "Eu" para olhar o corpo (que não mais é do que a nossa verdadeira casa)  e ser capaz de amá-lo e cuidá-lo como ele merece.
Eu (ainda) não tenho essa capacidade e acredito que não será fácil lá chegar, sinto-me numa espécie de limbo. Uns dias deixo vir ao de cima o amor verdadeiro por este meu corpo, tão forte, tão meu amigo, outros dias, dou por mim a cometer erros atrás de erros, a viver um sentimento de culpa desnecessário e tudo parece cair por terra.
Se sou preguiçosa, desleixada? Aos olhos de alguns, sim... 
Se uma boa dieta e exercício físico seriam a solução? Na opinião de muitos, talvez...
Mas para mim, a única certeza é a de querer ter um corpo são, é a de ser capaz de aceitar as minhas imperfeições e todas as marcas que a vida me dá. É aprender a viver em paz comigo, sem me preocupar se tenho um ou dois quilos a mais, é viver sem culpas ou desculpas, é ser livre de ideais preconcebidos.
Quero ser capaz de me reconhecer no espelho, viver de bem comigo e para mim, pensar apenas no meu bem estar e na minha saúde... 

Não foi fácil escrever sobre isto, sinto que levantei uma ponta do véu, mas se tenho de aprender a aceitar-me como sou, nada melhor que colocar a descoberto uma das minhas vulnerabilidades ...

Aconselho a quem, como eu, acredita que somos mais do que a aparência a ver o documentário Embrace (disponível aqui  aqui), vale mesmo a pena!



Sem comentários: