segunda-feira, 4 de setembro de 2017

247 de 365 - "Bora lá voltar à escola!"

Se é por efeito "contágio" ou se é por ser uma realidade que também é a minha, não sei? Mas a vontade de escrever sobre o início das aulas está cá e não há volta a dar...

Mas não, não vou escrever sobre produtos ou marcas, nem mesmo das melhores oportunidades de compra de materiais escolares, nada disso, há quem o faça bem melhor que eu...
Vou, sim, "falar" daquilo que esta fase é para mim e que, possivelmente, será para muitos outros.
Setembro é como estrear um caderno novo, vem munido de muita vontade de (re)começos, eu arriscaria a dizer que é o verdadeiro "ano novo" para muitos.
Com a chegada de Setembro, sobretudo para nós pais, dá-se uma quebra abrupta entre a leveza de espírito (que só o Verão nos proporciona) e o duro despertar face a "realidade" que ai vem.
São rios de dinheiro gastos, horas em filas de supermercado e papelarias. São dias que voam e horas contadas para tudo. São trabalhos de casa chatérrimos e muitas birras matinais. São pequeno-almoços de fugida e perdas de paciência no trânsito. Ah! E por falar em perdas, são perdas de material e casacos dia sim, dia sim, enfim... a lista é longa!
Mas com a chegada de Setembro e o início do ano escolar, também surgem muitas outras coisas, nomeadamente sentimentos que nunca se viveram, como o vazio no peito quando deixamos pela primeira vez um filho numa creche ou numa nova escola... 
O medo, a dúvida, o sentimento de culpa, sobretudo quando são pequeninos e ainda não são capazes de nos relatar os seus dias. 
Quantos de nós já não passámos por isto? 
Quantos de nós não demos as costas, na hora da despedida, lavados em lágrimas e o coração despedaçado, sentindo-nos mal, os piores dos piores? 
Quantos de nós não contámos as horas e os minutos para os ir buscar à escola e confirmar se tinham tudo no sítio e se ainda se lembravam de nós?
Quantos de nós não andámos no carrossel das semanas, em que começávamos à segunda-feira com choros inimagináveis que amainavam durante a semana e na segunda seguinte voltavam à carga, como se regressássemos à "casa de partida"?
Quantos de nós precisou de um mimo e um abraço apertado depois de deixar os filhos na escola?
Tantos!
Sim, Setembro também traz isto, mas como em tudo na vida, "por detrás de um arco-íris estará sempre uma chuvinha"...
Não há receitas, nem livro de instruções "nesta coisa" de ser pais, mas (por experiência vivida) sei que ao demonstrarmos aos nossos filhos o quão felizes estamos por eles (mesmo que por dentro estejamos em cacos) e o quanto gostamos da sua escola (mesmo que ainda assim não seja) será, com certeza, meio caminho andado para uma adaptação mais feliz. 
"Your vibe attracts your tribe"

Um feliz ano lectivo para pais, filhos, educadores e todas as pessoas que fazem esta grande instituição, que é a "escola", funcionar...


                            

Sem comentários: